Saiba O Que Um Clínico Geral Pode Fazer Por Sua Saúde

· 3 min read
Saiba O Que Um Clínico Geral Pode Fazer Por Sua Saúde

Imagine a quantidade de pacientes que procuraram um Cardiologista primeiro ao sentir uma palpitação, um dos principais sintomas da ansiedade? Até fazer todos os exames e verificar que se trata de um transtorno psicológico, atrasa ainda mais o tratamento correto. O trabalho dele pode ser entendido como  médico nutricionista , pedir e analisar exames, prescrever medicamentos, encaminhar pacientes para especialistas adequados e tratar doenças que não necessitam de intervenções cirúrgicas. Além disso, como ele acompanha um paciente por muito tempo ao longo da sua vida, deve ter sensibilidade e tato para lidar com as pessoas, em diferentes idades e estados de saúde — tanto com problemas físicos quanto psicológicos.


  • Também é comum que este profissional seja o médico de confiança de famílias e as acompanhe durante anos ou até mesmo por toda a vida, sendo uma espécie de “consultor” e conhecendo o histórico destas pessoas.
  • Caroline Caldeira, coordenadora médica da Qualidade e dos Programas de Medicina Preventiva da Paraná Clínicas.
  • Muita gente, principalmente os mais velhos, costumam se referir a esse profissional como médico da família, pois o normal é que acompanhe a pessoa durante toda vida solicitando exames periódicos para diagnóstico prévio de possíveis doenças.
  • Assim, quem gosta de atuar com um pouco de tudo, vai gostar muito de ser clínico geral.


Nesse caso, o clínico dará suporte à cura da doença de base — que, nesse caso, é a obesidade. Os programas governamentais abrem muitas oportunidades de emprego para os clínicos gerais, com foco no atendimento à saúde básica dos brasileiros. Além disso, ele é capacitado para tratar de comorbidades, dando suporte para a cura da doença de base que está gerando os outros problemas. Esse médico pode cuidar da pessoa em todas as fases da vida e, em alguns casos, estabelecer uma relação duradoura de  atendimento ao paciente. No serviço público, ele pode trabalhar nas UBSs, e seu trabalho é a porta de entrada para a saúde pública.

O Que Você Não Sabia Sobre O Clínico Geral


Assim, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. A Previdência Social, com sua ampla cobertura assistencial, de comum acordo com as Escolas Médicas, e diante da demanda assistencial primária e/ou secundária, deve solicitar, prioritariamente, a formação do médico que preencha as necessidades nacionais. Naturalmente o Clínico Geral, por suas características de formação, deve liderar o elenco da equipe médica, como integrante principal à assistência de saúde primária. Boa parcela do êxito do ensino médico depende do apoio da população, isto é, de confiança depositada nos médicos. A comunicação entre o público e a escola médica, incrementa-se através de medidas que permitam aos estudantes participar dos múltiplos aspectos à assistência comunitária. A Clínica Médica possui íntima conotação na organização dos serviços assistenciais, principalmente na chamada assistência primária, pois é através do clínico que grande parcela da população resolve ou inicia a solução de seus problemas.

Residência Em Clínica Médica: Entenda O Que É, Rotina, Áreas De Atuação E Remuneração



Para tornar a sua jornada de saúde mais ágil, organizada e acolhedora, o Grupo NotreDame Intermédica criou o Programa Médico+, no qual um médico generalista faz um atendimento focado na Atenção Primária à Saúde e trata do paciente como um todo. Com todo o histórico de saúde em mãos, este profissional pode auxiliar em um tratamento mais assertivo, pedir qualquer exame de rotina e de prevenção, e tratar a maioria dos sintomas. Curiosamente, o profissional de clínica médica é muitas vezes confundido com o médico generalista, que é o profissional de medicina que não fez nenhum tipo de especialização.

As principais áreas de atuação do médico internista são a medicina interna, onde atua  como diarista - fazendo visitas aos pacientes internados - ou como hospitalista, prestando um cuidado integral a eles. Os termos clínica geral, medicina interna, clínica médica são usados como sinônimos no Brasil e, isso gera algumas confusões. É interessante destacar que em Portugal clínico geral é o médico geral, com formação geral e corresponde ao general practitioner. Não temos um termo consagrado em nosso meio para se referir a esse profissional.  link com mais detalhes  os médicos especializados em clínica médica são chamados de clínicos gerais.