Enfermagem Em Clínica Médica

· 3 min read
Enfermagem Em Clínica Médica

A opção dos médicos clínicos com formação originada na residência médica, nesse momento, era pela subespecialização ou pelo trabalho em hospital. Muitos desses clínicos, em meio e a despeito disto, trabalharam, nas décadas de 1970 e 1980, como generalistas, na Atenção Primária de Saúde . Isso pôde ser observado, por exemplo, na Faculdade de Medicina da UFMG, com a disciplina Medicina Geral de Adultos C. Era o início do modelo denominado mosaico, coexistindo nos centros de saúde da Atenção Primária, um clínico , um pediatra e um ginecologista. Quem mais ocupou esse espaço na APS foram os médicos sem qualquer especialização, os clínicos gerais ou generalistas.

  • A consequência são instituições lotadas e muitos casos em que o atendimento com hora marcada seria mais indicado.
  • E, diferente de um consultório, para se abrir uma clínica é necessário ter um CNPJ.
  • As condições de sua realização, de suas explorações e descobertas, são as da sessão de análise marcada pelas características regressivas inerentes ao procedimento de investigação psicanalítica.
  • São ações presentes em diversas especialidades da atualidade, em especial, na Clínica Médica.
  • Mas, em meio a maior crise da saúde mundial com a pandemia do novo coronavírus, a clínica médica ganhou ainda mais destaque, bem como é de caráter indispensável na sociedade.


SALUD, o  médico vai trabalhar sem se preocupar com a gestão do espaço e o agendamento dos atendimentos. Por meio de compartilhamento e colaboração, o especialista vai apenas usar o espaço para atender em um período pré-determinado com as consultas já agendadas. Também por ela, o clínico perde prestígio, valor social, pois até recentemente, entendia-se que a terminalidade objetivava a formação do "clínico geral".


Direitos Dos Pacientes


Isso porque a sua prática já tem espectro razoável, envolvendo saúde da mulher, da criança, do adulto e também a saúde coletiva, todos com foco na promoção,  prevenção e reabilitação. E em todas essas, a abordagem prioriza as doenças ou transtornos mais prevalentes. Aprofundar ou verticalizar a sua prática gera distorções, que podem inviabilizá-la e/ou torná-la ineficaz e ineficiente. Perdese tempo e dinheiro, seja na formação profissional ou no uso racional dos recursos. A Clínica Médica, também conhecida como medicina interna, é uma especialidade da medicina responsável pelo atendimento de todas as doenças não cirúrgicas  em um adulto.

Saúde Pública


Destacamos também que esse profissional pode atuar em todos os níveis de prevenção, e é um agente importante da saúde.  mais informações sobre isto , é o enfermeiro quem presta os primeiros socorros aos pacientes e auxilia os médicos em diversas ações. Ela serve para entender os sintomas do paciente, fazer o diagnóstico do quadro, e encaminhar ao tratamento clínico das patologias em adultos, que não necessitam de intervenções cirúrgicas. Paciente é usado geralmente para se referir às pessoas que buscam tratamento médico. Quando uma pessoa busca por seu atendimento, seja na entrevista inicial ou ao longo de um tratamento, essa palavra é mais adequada para trazer mais conforto e segurança.

Juiz De Alagoas Interdita Estabelecimento Que Vinha Descumprindo Normas De Segurança No Ambiente De Trabalho



Elas são doenças de progressão lenta que podem nos acompanhar durante grande parte da vida. Essas patologias são fatores agravantes e apresentam sintomas específicos. Além disso, alguns remédios e tratamentos não são indicados para pacientes com esse tipo de doença. A história clínica, além de tudo, é um documento que serve como norteador para o profissional da saúde.